terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mensagem de Fé

Por que Sois Assim Tímidos?


O texto desta mensagem encontra-se em Lucas 8.22-25, e fala sobre a ocasião quando Jesus decidiu ir para o outro lado do de Genesaré juntamente com seus discípulos.

Enquanto atravessavam foram surpreendidos por uma tempestade de vento que fazia com que eles corressem perigo de morrer afogados.
Gostaria de destacar algumas verdades interessantes sobre o texto em questão:

1. A presença de Deus com (ou em) Jesus, não impediu a tempestade de chegar até ele. Diferentemente do que muitos pensam, “quando Deus está no negócio” não impede que coisas ruins aconteçam.

2. O texto não diz porquê isso aconteceu, mas mostra clara e simplesmente que ACONTECEU. Ou seja, coisas assim acontecem!

3. Um ponto importante a se observar neste texto é a diferença que há entre a reação de Jesus e a dos discípulos: os discípulos apavorados diziam que estavam perecendo, enquanto Jesus por sua vez disse aquilo que era preciso para que não perecesse! Ele ordenou ao vento e mandou cessar a força do mar.

4. A tempestade não era de Deus. Se fosse, Jesus NÃO a teria repreendido! Isto porque o próprio Jesus afirmou que "toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistiria, e todo reino dividido contra si mesmo ficaria deserto". E, além disso, ele declarou que nem mesmo satanás expulsa satanás, muito menos Jesus repreenderia as coisas de Deus!

5. Se Jesus repreendeu os discípulos no versículo 25, é porque ele queria que eles entendessem que deveriam agir de forma diferente numa próxima situação semelhante. Assim como quando um pai repreende um filho esperando mudança em seu comportamento futuro.

6. Finalmente, o último versículo mostra a razão de tudo. Jesus pergunta: "onde está a vossa fé?". No texto de Marcos, que registra o mesmo acontecimento, diz que Jesus perguntou-lhes : "por que sois assim tímidos? como é que não tendes fé?". Então, eles expressaram sua ignorância: "quem é ele que até aos ventos e a ondas repreende e lhe obedecem?".
Agora veja que Jesus não estava falando sobre a fé dele, mas sobre a fé DELES. Jesus não estava falando sobre ele, mas estava falando sobre ELES.
Se eles tivessem prestado atenção na repreensão de Jesus, eles não teriam indagado isto enquanto estavam admirados com ELE. Em vez disso, deveriam ter se perguntado: "quem somos NÓS para que até as ondas e os ventos repreendamos e NOS obedeçam?"

7. Vemos uma ignorância dupla por parte dos discípulos:

7.1. Não sabiam quem Jesus era, por isso não entenderam como até as ondas e os ventos lhe obedeceram;

7.2. Não sabiam quem eles mesmos eram, por isso não agiram como Jesus esperava;

8. Vemos um conhecimento duplo por parte de Jesus:

8.1. Ele fez alguma coisa sobre o vento e as ondas porque sabia quem era e o que poderia fazer naquela situação;

8.2. Ele repreendeu os discípulos por saber quem eles eram e o que poderiam ter feito naquela.
A resposta à pergunta de Jesus “por que sois assim tímidos?” está no próprio texto: eram tímidos, porque eram ignorantes a respeito de si mesmos e por isso não sabiam o que poderiam fazer em situações semelhantes.

Saiba quem você é e aja à altura deste conhecimento!
 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reunião de Homens

 

Supervisão Ministerial

A IEVV Cariri esteve com a presença do Pr.Mansuêto Filho, que é pastor presidente da IEVV Fortaleza, ele também Supervisiona as Igrejas Verbo da Vida no Estado do Ceará, com está visita o Pr.Mansuêto fez uma reunião com alguns irmãos para explicar sobre os posicionamentos de uma Diretoria na Igreja local, foi uma tarde proveitosa, pois houve explicações sobre algumas medidas que o pastor da Igreja local pode tomar junto com sua diretoria.




Estivemos recebendo a irmã Vilma Souza, de Arcoverde-PE, que reside em Campina Grande-PB à 10 anos, ela esteve ministrando a Palavra no culto de oração, onde a mesma falou sobre princípios para servir a Deus usando os texto de Hebreus 10.35-39.

"Deus quando nos dá uma promessa vem junto o princípio, á algo que precisamos cumprir para que aquela palavra se cumpra, porque Deus é fiel a sua Palavra". 

Tivemos um belíssimo momento de comunhão em oração com toda a Igreja, onde oramos uns pelos outros.